24 de novembro de 2014

Resenha #14: “O dia em que roubaram a sombra do Rei” – Literatura infantil

Olá, caríssim@s, como vão? Hoje eu venho com a resenha de um livro super divertido que li na minha infância e gostei muito. E também só agora descobri o verdadeiro significado desse livro.
O livro é “O dia em que roubaram a sombra do Rei” do autor José Maviael Monteiro e é uma clara crítica a “realeza”.
Vamos lá?




Sinopse:
Uma sombra enorme amparava toda a corte de um rei gorducho e simpático. O marquês de Vidamansa, o ministro do Sossego e muitos outros ficaram apavorados quando, um belo dia, descobriram que alguém havia roubado a grande proteção.

O livro fala que um dia após uma festa o rei perdeu sua sombra e ficou louco atrás dela a procurar. O livro afirma que o rei já tinha perdido muita coisa, inclusive a vergonha mas essa ele não estava com vontade de procurar porque assim como ele, todos da corte haviam perdido. O rei manda fechar o castelo e os “sombrinos” que viviam à sombra gigante do rei resolveram trabalhar atrás da sombra pela primeira vez na vida.



Decidiram chamar Enrolim, o mágico do reino. Mesmo contra a vontade do rei, ele foi chamado. Enrolim encontrou de tudo, até mesmo a vergonha do rei, que foi recusada, mas nada da sombra do rei. Enrolim quase foi morto por isso, mas conseguiu ter uma ideia: conseguiu convencer o rei que a nova moda era não usar sombra.



Os sombrinos decidiram vender as sombras para que ficassem na moda, só que não conseguiram compradores. Até que o dono de um circo resolveu levar. Só que ninguém conseguia tirar a sombra do lugar.
Enrolim prometeu que daria uma poção para retirar as sombras, porém eles usaram a poção de forma errada e todas as sombras viraram sombras de animais. Com isso eles queriam matar Enrolim, mas o povo ria de suas sombras e com isso voltaram para o castelo. Cada um tinha a sombra do animal que tinha suas características pessoais.



O que acontece depois? O Rei encontra sua sombra ou todos ficarão sem a proteção do rei? E as sombras de bichos, desapareceram? A sombra do rei foi roubada ou perdida?
Muito interessante essa leitura, traz uma crítica sensacional!! Eu gostei bastante e espero que vocês encontrem também.

Não reparem a letra, eu era uma criança!



Grande beijo e até o próximo ♥

11 comentários:

  1. Oi! Acho que já li este livro também, tenho uma vaga ideia haha
    Gostei muito da resenha, é impossível não sentir vontade de ler livros infantis! :3
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Participe do sorteio no blog (aqui)!

    ResponderExcluir
  2. Nossa acho incrível quando um autor consegue fazer uma crítica tão "adulta" numa literatura infantil. Muito bom mesmo, amei a resenha, o bom desse tipo de livro que de uma forma ou de outra vai trabalhado o senso crítico da criança.
    Beijokas amiga, te amo <3
    http://gabrielaalbuquerqueblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, amiga! E é engraçado os nomes dos personagens!
      Beijos, amiga ♥

      Excluir
  3. Adoro literatura infantil, as ilustrações são as melhores, haha! Fiquei com vontade de ler esse livro! Beijo, adorei o post! :3

    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol!
    Não conhecia esse livro.
    Parece ser sensacional, fiquei bem curiosa e com vontade de lê-lo.
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros infantis! Eles normalmente trazem uma sabedoria tão pura e simples! Coisas que, às vezes, nem enxergamos com clareza quando crescemos. É sempre bacana revisitá-los!

    Beijo, beijo - http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu também adoro livros infantis *-*
      Beijos

      Excluir
  6. Gente minha filha precisa responder algumas questões sobre este livro,mas não se lembra muito bem , tem como me ajudaram?

    ResponderExcluir

→ Se for seguir o blog, me avise o mais rápido possível pra que eu possa retribuir!
→ Deixe o link do seu blog para que eu possa visitá-lo
→ Volte sempre ♥

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger