8 de agosto de 2014

Resenha #2: Trilogia "Divergente" ♥


Boa tarde!!! Leitores, hoje eu trago uma trilogia já finalizada que me fisgou o coração no primeiro livro e partiu no último... Estou falando da Trilogia Divergente, de Veronica Roth.




Esses são os meus ♥






Sinopse:
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. 

Personagens:
Beatrice “Tris” Prior
Tobias “Quatro” Eaton
Caleb Prior (irmão de Tris)
Tori Wu
Eric
Max
Jeanine Matthews
Christina
Peter
Albert “Al”
Uriah
Marcus Eaton (pai de Quatro)
Natalie Prior (mãe de Tris)
Andrew Prior (pai de Tris)

Verso dos livros


Bom, os livros possuem narração em primeira pessoa, enquanto o terceiro livro também tem a narração de Tobias. Ou seja, o terceiro livro é uma narração dupla, do ponto de vista de cada um.
Divergente possui uma narrativa muito fácil de acompanhar e é muito eletrizante sem vontade de parar de ler. Em contraposição, Insurgente é uma narração muito arrastada e com pouca ação. Já Convergente, por ser uma narração dupla, não fica cansativo e a história consegue prosseguir normalmente.

Capítulo 1 de "Divergente"

A história é contada por Beatrice Prior e, aos 16 anos, acontece a Cerimônia de Escolha, ou seja, precisa escolher a qual facção ela pertence. Nisso, todos são submetidos a um teste de aptidão para qual facção pode ir. Beatrice vai ao teste e descobre por Tori que seu teste não deu somente um resultado e sim, três. Tori a manda de volta pra casa com muito medo e, Beatrice, sem entender nada, vai para a casa com consciência do que Tori disse: “Não conte para ninguém”. O resultado de Beatrice foi indefinido e, por isso, ela é considerada uma divergente.
No esperado dia, cada um deve parar na frente de cada objeto dentro de um recipiente pertencente à determinada facção, fazer um corte na mão e deixar o sangue escorrer pelos objetos. Os símbolos são: pedras cinzas para a Abnegação, terra para a Amizade, brasas acesas para a Audácia, vidro para a Franqueza e água para a Erudição.
Abnegação era totalmente altruísta, a Amizade representava a paz, a Audácia era a coragem, a Franqueza era a verdade e a Erudição era a inteligência.
As facções

Beatrice faz o corte em sua mão olhando para qual recipiente escolher e deixa seu sangue escorrer nas brasas acesas. Ela escolhe a facção da Audácia, abandonando, assim, sua facção de origem, a Abnegação.
A partir daí começa a sua história, em que ela precisa passar por um processo de iniciação rígido e rigoroso. Ela chega a ver algumas pessoas morrendo nessa iniciação. Além disso, passa a se denominar “Tris”.
Passa por testes físicos e emocionais que podem ser mortais e ainda precisa se classificar como uma das melhores. Os fracassados são expulsos e vivem com os Sem-Facção (mendigos e andarilhos que sobrevivem com a ajuda dos abnegados)
Com tanta pressão sobre si, ela tenta compreender os perigos de ser Divergente e também busca completar sua iniciação com sucesso. Faz grandes amigos, mas também muitos inimigos e, completar sua iniciação não é só uma questão de honra, mas de sobrevivência.

As facções

No segundo livro é mostrado como Tris consegue sobreviver na Audácia e suas descobertas que tiram o sono da protagonista. É narrada também a história de paixão entre ela e Quatro. E assim é o livro inteiro, arrastado e cansativo. Tem também o fato de seu próprio irmão a ter traído e ela toma um ódio muito grande dele.
Apenas no último capítulo temos uma revelação bombástica que nos faz querer que o terceiro livro saia logo para que possamos saber sua continuação.
O terceiro livro, como havia dito, é narrado pela visão de Quatro e Tris. Eles conseguem ir além das cercas que eram proibidos de sair e aí ela descobre todo o mistério que ronda a cidade dela e por que eles se dividiram em tais facções. Quando Tris tenta consertar tudo sozinha, acontece o inesperado.
É sério, eu chorei com o final, até sonhei que ele poderia ser mudado, acontece o inimaginável. Mas eu não vou contar porque desejo muito que vocês leiam a trilogia que fez meu coração bater mais forte no primeiro livro e fez parar no último, haha.
Eu não sou muito fã de trilogias, até porque tem que ficar esperando o próximo livro sair e eu sou muito ansiosa. Mas essa trilogia é linda, dramática, romântica e cheia de mistérios!!

Já o filme me decepcionou demais, muita coisa foi tirada e achei que ele foi corrido demais, sem acompanhar a narração leve e descritiva do livro. Focou muito na relação de Quatro e Tris e pouco na personalidade dela, como é o foco principal do livro. Acho que ele poderia ter sido mais bem elaborado para que acompanhasse o livro. Além disso, eles retiraram um personagem importante no filme que reaparecerá no segundo e no terceiro livro para auxiliar Tris. Isso eu achei o FIM!! Agora quero ver como eles farão para encaixar esse personagem excluído do primeiro filme, nos outros que ainda estão por vir!
Capa do filme

No mais, me despeço agora, galera, desejando que leiam o livro e se divirta e chorem com ele assim como eu.

Boas leituras e boas cenas, meus caros ♥

2 comentários:

  1. Eu simplesmente amei essa trilogia! Essa e Jogos Vorazes são as melhores, eu queria ler pra saber a história e ao mesmo tempo não queria que acabasse nunca hahahaha acabei nem assistindo o filme porque sempre me decepciono, muda bastante coisa como você disse :\
    Seu post ficou super legal, você escreve muuito bem! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada pelo elogio, espero cada dia melhorar a escrita!! Um grande beijo, obrigada pela participação <3

      Excluir

→ Se for seguir o blog, me avise o mais rápido possível pra que eu possa retribuir!
→ Deixe o link do seu blog para que eu possa visitá-lo
→ Volte sempre ♥

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger